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Tecnologia VoIP de qualidade

Soluções em tecnologia VoIP de qualidade para implementação de telefonia corporativa para reduzir custos

Como escolher Tecnologia VoIP de qualidade para implementação corporativa?

Como escolher VoIP de qualidade? Os primeiros aspectos a serem analisados são as redes internas e externas para que as aplicações funcionem de forma ininterrupta e com disponibilidade 24/07/365 dias por ano.

Essencial nos serviços de Tecnologia VoIP, a qualidade das redes internas e externas são fatores decisivos de sucesso dos projetos VoIP a médio e longo prazo.

A escolha do Provedor VoIP leva em conta uma série de fatores, principalmente os aspectos referentes a redundância da infraestrutura. Dentro deste contexto, temos que lembrar que para se conseguir uma qualidade total nos serviços de voz, o usuário também precisa fazer de forma correta e avaliar os procedimentos técnicos em sua rede interna antes de implementar a tecnologia VoIP de forma definitiva.

A redução de custos proporcionada pela tecnologia VoIP nem sempre vem acompanhada da satisfação completa por parte do cliente. Isso porque grande parte não sabe avaliar de forma mais profunda a qualidade dos Provedores de serviços VoIP antes da contratação. Este contexto é realmente impactante desde a implementação, como também quando se pensa na continuidade da manutenção dos serviços VoIP e além disto, muitas vezes os usuários não dão conta da importância de se fazer uma avaliação técnica da infraestrutura interna, de forma a adaptar a rede de dados, para começar a receber o tráfego de voz e ter condições de mantê-lo por períodos mais longos.

A princípio é preciso pensar e entender que qualidade de serviços é fundamental nesta área, assim como também ter consciência que é necessário contar com profissionais que realmente conheçam bem da tecnologia VoIP e que tenham experiências em implementação de outros projetos. Qualidade total de serviços é fundamental nesta área. Quanto mais crítico for a parte de voz para o cliente, como por exemplo, um prestador de serviços em telemarketing com vários PAs em atividades, muito maior deverá ser a preocupação com a excelência nos serviços de telefonia VoIP. Neste tipo de serviço não há espaço para errar, pois se há erros na estruturação dos serviços de telefonia, infelizmente os prejuízos serão muito maiores para a empresa e também para os seus clientes, que quando contratam um serviço de telemarketing precisam de resultados imediatos, sem a mínima chance de haver erros nos serviços de telecomunicações e perdas de tempo da equipe envolvida para executar os serviços de telemarketing.

Quando se pensa na implementação da tecnologia VoIP, é necessário salientar que os serviços VoIP sofrem influências desde o Provedor VoIP que está gerando o tráfego, até as operadoras que fazem a terminação das ligações, tanto de telefonia fixa, como também de telefonia celular. Portanto, é fundamental avaliar bem a qualidade do provedor fim-a-fim. Outro fator importante é cuidar da rede interna e possuir um profissional técnico capaz de agir quando há problemas de redes internamente, caso contrário nada adianta.

Lembramos que o contrário disto causaria transtornos – uma rede interna bem estruturada, balanceada tecnicamente e com alta qualidade, nada adiantaria se estivesse interligada a um serviço ineficiente – também iria prejudicar o desempenho das ligações realizadas.

Entre as precauções a serem tomadas pelo usuário, principalmente as corporações, os especialistas relatam que é preciso se certificar que a rede interna possui as características técnicas necessárias para implementar voz sobre protocolo de Internet. Os requisitos técnicos para tráfego de voz são sempre mais exigentes. É preciso fazer uma avaliação detalhada da infraestrutura, além de ter que elaborar um bom projeto, com dimensionamento adequado de redes, inclusive com análise dos investimentos a serem feitos, redução de custos que será proporcionada e do possível aumento de produtividade da equipe que irá utilizar os serviços de telefonia VoIP. Implementar a tecnologia VoIP e não conseguir reduzir custos, poderia acabar por não agregar valores para a empresa.

A avaliação dos aspectos financeiros segundo os especialistas, são de suma importância para esclarecer se o investimento feito na readequação da rede interna condiz com os resultados de economia na implementação da tecnologia VoIP. A escolha do Provedor VoIP para a prestação dos serviços, portanto, não deve ser restrita a simples avaliação das questões de preços. É necessário avaliar passo-a-passo cada elemento que compõe a solução VoIP que será implementada. Por último, deve-se avaliar bem a disponibilidade de canais de voz preparados e disponibilizados para serem utilizados de forma definitiva. Entender quantos canais são necessários, mesmo em momentos críticos, é extremamente relevante para o sucesso dos serviços.

Quanto ao outsourcing de redes que os Provedores VoIP vêm estabelecendo no mercado global, os especialistas avaliam ser extremamente saudável este tipo de parceria a médio e longo prazo. O Provedor VoIP até pode ter rede própria, mas não se pode esquecer que redundância é o segredo do negócio, tanto para sobrevivência do próprio Provedor VoIP, como também para o sucesso dos usuários dos serviços.

É praticamente inviável economicamente um Provedor VoIP contar somente com a estrutura própria, pois é necessário mesmo quando se tem redundância própria, contar com parcerias para ajudar a compor a rede com alta disponibilidade. Outro fator importante é ter ciência que a estrutura utilizada através de parcerias, precisará ser bem avaliada tecnicamente para não se esbarrar em gargalos comuns no mercado de telecomunicações convergentes. Conhecer onde está pisando no terreno do outro, que rede está utilizando para seus serviços VoIP é o segredo para boas parcerias.

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