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PROVEDOR VOIP PARA REVENDA DE TELEFONIA E NEGÓCIOS

MELHOR PROVEDOR VOIP PARA REVENDA DE TELEFONIA COMEÇAR A REVENDER SERVIÇOS E SOLUÇÕES IP

Proposta para montar um provedor VoIP para revendas de telefonia ,que querem iniciar o próprio negócio para ofertar planos de minutos para clientes

Nosso objetivo nesta proposta será orientar os empreendedores para montarem de forma correta uma infraestrutura de provedor VoIP para atender revendas de telefonia IP.

Em nossa proposta será tratado detalhadamente tudo que é necessário, desde o planejamento da infraestrutura até o início da operação com a comercialização dos serviços e soluções de telefonia.

Um projeto de provedor VoIP bem estruturado ficará da seguinte forma:

01) Contratação de um engenheiro de telecomunicações para planejar, executar e dar suporte na infraestrutura de forma permanente.

02) Instalação dos servidores em um data center ou na própria estrutura com links de Internet dedicados full duplex.

03) Contratação de uma plataforma VoIP completa com todas as ferramentas necessárias para fazer uma boa gestão de compra e vendas de minutos VoIP.

04) Negociação das terminações VoIP no atacado junto das operadoras que vendem tráfego telefônico celular e fixo.

05) Início da comercialização dos serviços de telefonia para as revendas VoIP interessadas ou até mesmo para clientes finais.

Montando esta infraestrutura como provedor VoIP, poderá iniciar as atividades de imediato, começando assim a captação dos revendedores em todo Brasil e até mesmo em outros Países. Poderá também revender os serviços e soluções para clientes corporativos e residenciais, comercializando planos de minutos com custos baixos para redução de contas telefônicas celulares e fixos.

Nos tópicos a seguir será feita uma explicação mais detalhada de como montar uma estrutura VoIP para obter resultados e evitar dificuldades na execução de um possível plano de negócios como provedor VoIP.

a) Qual é a lucratividade de um provedor VoIP ou operadora VoIP?

Para entender como será a lucratividade do seu provedor VoIP ou operadora VoIP, o primeiro passo é fazer o planejamento técnico, operacional, marketing e financeiro.

Nesse planejamento é necessário definir como irá ganhar dinheiro com seu provedor VoIP. Fazer um bom planejamento é o caminho mais correto, identificando desde já as necessidades, o nicho de mercado que será atingido, o modelo de marketing que será adotado para alavancar as vendas, a equipe de vendas que será contratada, os conhecimentos técnicos necessários da equipe de suporte, o modelo de gestão financeira e gestão técnica de infraestrutura do provedor VoIP que será implementado e por fim, definir quais operadoras irão terminar as ligações, qual Data Center será utilizado, qual Plataforma VoIP será adotada, quais equipamentos serão necessários e como será a operação nos primeiros 6 a 18 meses, para recuperar o Capital investido e obter a lucratividade desejada?

A princípio, podemos afirmar que um provedor VoIP bem planejado é viável e tem condições de proporcionar uma grande lucratividade. Basta para isso, fazer um projeto de forma correta, saber negociar com as terminadoras e com os clientes finais.

b) Montar um provedor VoIP não é somente instalar um servidor

Ao abrir uma empresa será necessário enquadrá-la nos códigos certos, junto da Receita Federal do Brasil. Isto irá facilitar na obtenção da licença SCM ou outras licenças junto a Anatel.

Todo provedor de Telefonia VoIP deverá cobrar os impostos de seus clientes. O ICMS para os provedores VoIP é de 25%, além de outras taxas obrigatórias para a área de telecomunicações.

Logo que um provedor VoIP retira a licença SCM existem meios para facilitar a compra de minutos no atacado, pagando impostos mais reduzidos. Basta para isto que tenha um bom Advogado Tributarista, para fazer o planejamento Tributário da empresa.

Na implementação do BILLING TARIFADOR da operadora deve-se entender exatamente o que está sendo desenvolvido, pois um BILLING mal planejado e mal configurado poderá acarretar repetidos erros de tarifação e consequentemente prejuízos irrecuperáveis no faturamento da empresa, tanto para positivo quanto para negativo.

Uma parte muito importante na composição da operadora VoIP é o desenvolvimento do Plano de Negócios antes de começar as atividades. Um Plano de Negócios mal elaborado poderá acarretar desde problemas sérios na logística de representantes e clientes, até processos jurídicos por desentendimentos na relação com parceiros e clientes.

No processo de interconexão entre os provedores existem falhas entre tempos de tarifação. Estas informações devem ser exaustivamente analisadas por um especialista, para estabelecer valores médios de erros inter-billing;

c) Os primeiros clientes são os mais próximos

Após a decisão de se montar uma operadora VoIP, as primeiras análises a serem feitas por uma equipe técnica são o Custo/Benefício, o Business Plan e o Pay Back;

Logo que a Plataforma VoIP estiver operante, existe um período inicial chamado período de teste, onde a operadora VoIP deverá ser submetida a uma bateria de ligações de testes, para destinos nacionais e internacionais, com a finalidade de detectar problemas, falhas, erros de tarifação e terminadoras de qualidade ruim. Neste período é importante que os primeiros clientes sejam atendidos na localidade onde está a operadora, que possuam empresas com necessidades de fazer redução de contas telefônicas e que tenham demanda para todos os destinos nacionais e internacionais.

Estes clientes deverão usar os serviços a título de testes, ligando sempre de VoIP para VoIP, de VoIP para telefones fixos e para telefones celulares. No final destes testes, deverão ser submetidos a um questionário para avaliarem a qualidade dos serviços e apresentarem todos os problemas e falhas encontradas.

É interessante que sejam feitos relatórios diários, semanais e mensais sobre a qualidade das ligações realizadas, para que a equipe técnica faça os reparos necessários, antes de começar a comercialização em escala.

Após o período de testes devidamente orientado, a operadora estará apta a operar e fazer a oferta dos serviços no mercado local, nacional e Internacional. Estando já em modo produtivo é extremamente necessário definir:

- O Cliente Foco

Quem são seus clientes?

Onde eles estão?

Quanto cada um consome de minutos mensalmente para ligar para telefones celulares e telefones fixos?

Quais os valores estão pagando por minuto nas ligações Locais, DDD e DDI?

Quais são as principais características como consumidores?

Quem atende estes clientes?

Quais são suas reais necessidades?

- Não se pode esquecer de analisar a concorrência no mercado onde irá atuar

Quem são seus concorrentes mais fortes?

Onde estão ofertando serviços VoIP?

Quanto cobram por minuto nos serviços de telefonia VoIP oferecidos?

O que estão oferecendo de benefícios?

Como atendem os clientes?

Como são seus serviços de suporte?

Qual é a qualidade de seus serviços VoIP?

Onde e como você pode superá-los?

De posse dessas informações, você terá as respostas mais seguras para fazer frente aos concorrentes. Terá também uma visão mais clara e objetiva do perfil dos clientes que poderão ser atingidos. Com isto, irá melhorar o foco que os consultores comerciais deverão dar ao negócio, atacando assim a concorrência de maneira direta. Estas informações são muito importantes para o Plano de Negócios de um provedor VoIP.

Para buscar mais informações sobre nosso apoio técnico para montar um Provedor VoIP de qualidade, entre em contato com nossos consultores.

Fale com nossos especialistas e surpreenda-se?


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